É preciso aprender a antecipar as situações para saber usar a marcha certa...



Por Henrique Avancini

___Saber usar a marcha certa é um dos gran­des enroscos de quem está começando. Henrique Avancini, 2º colocado no Pan-Americano de 2010, expli­ca que não há uma combinação-chave a ser seguida, pois a capacidade física também influencia na mu­dança das marchas.

“Para saber se estou usando a marcha correta, pres­to atenção na cadência. Percebo quantos giros realizo por mi­nuto. Se conseguir manter uma rotação constante, sig­nifica que estou na marcha certa.” Ou­tro ponto importante é antecipar as situações. É preciso fazer uma leitura do terreno para saber que alteração deverá ser feita. “Significa não esperar muito para trocar a marcha.”

___Ele diz que algumas situações pedem condutas específicas.

“Quando vo­cê está parado, o aconselhável é usar uma marcha intermediária, pois ela tornará as primeiras pedaladas mais fáceis, fazendo com que você ga­nhe velocidade. Se for dar um sprint, a marcha deve estar ligeiramente mais pesada, para que a veloci­da­de aumen­te rapidamente, mas sem dei­xar a pedalada lenta demais. Já em uma curva, o segredo é fazer a mudan­ça para uma marcha mais leve antes que o tra­jeto sinuoso comece”, ensina.

___Se você vir uma subida íngreme, antecipe a mudança de marcha.

“Se o ci­clista retardar demais o momento da troca, terá uma perda de cadência, e o rendimento cai­rá.” Para evitar que isso aconteça, bas­ta um pouco mais de atenção quando houver uma mudança de relevo. Caso esteja em uma descida, preste atenção na trepidação, pois ela será maior e poderá fazer com que a corrente se solte. “Para evitar que isso ocorra, basta mantê-la o mais esticada possível, usando uma combinação de marchas grandes na coroa e atrás, fazendo com que fique mais tensionada.

-

Fonte: http://sportlife.terra.com.br/index.asp?codc=1785#
[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget